René Sampaio, diretor

“tenho projetos mirando trabalhar fora, alguns em língua inglesa. Outros, em língua portuguesa, mas com foco no público estrangeiro, assim como foi Round 6, falado em coreano mas que fez sucesso mundialmente. Minha missão agora é fazer um cinema em língua portuguesa que se comunique com o mundo inteiro”.

.

“Eduardo e Mônica” recebeu em 2020 o prêmio de Melhor Filme Estrangeiro no prestigioso Festival de Cinema de Edmonton, no Canadá.

Corta para 20 anos antes: René Sampaio estreia como diretor de cinema com o curta  “Sinistro” e leva sete Candangos do Festival de Cinema de Brasília.

Na biografia do diretor, é destaque também “Faroeste Caboclo”, que levou 1,4 milhão de pessoas aos cinemas em 2013 e faturou sete categorias do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro.

Na TV, ele assina sucessos como a série “Dupla Identidade”, da TV Globo. No streaming, dirigiu e produziu “Impuros”, que está em sua terceira temporada. Indicada ao Emmy, a série é o conteúdo de língua não inglesa mais assistido na Star+ e na GloboPlay, onde foi originalmente lançada, chegou a ser o título mais acessado.

René já começou a gravar a série How to Be a Carioca (Star+) , produzida por Carlos Saldanha e Joana Mariani, e está em negociações para chegar a uma trilogia de filmes inspirados em músicas da Legião Urbana.